
Alguém bem próximo de mim me trouxe uma questão: qual é o melhor tênis para fazer caminhadas ?
Aproveito e respondo para quem precisa de saber:
Primeiro, porque as maiores e melhores marcas de tênis do mundo estão presentes no Brasil. Segundo, porque o mix de produtos destes fabricantes é de deixar qualquer consumidor dividido na hora de decidir a compra. Terceiro, porque todas pessoas com quem conversei têm preferências muito diferentes sobre marcas e modelos.
Considero então que independente do produto e obviamente do quanto se
está disposto a desembolsar, que algumas características são muito
importantes para uma boa escolha.
Vão aí minhas dicas, mas antes vamos rever a estrutura de um tênis:
- Cabedal – é a parte do tênis que cobre os pés. É responsável por ajustar os pés ao calçado de uma forma geral.
- Antepé – tem a função de alinhar e amortecer os movimentos da planta do pé até os dedos
- Médio-pé – estrutura do tênis que dá estabilidade dos movimentos da planta do pé até o calcanhar
- Calcânio – proporciona estabilidade, impulsão e evita torções
- Entressola – amortece e distribui a pressão do impacto
- Sola – função de aderência e amortecimento de impactos
- Escolha um que não seja 100% de couro, ou quase todo de couro. O couro dificulta a dobradura e flexibilidade do cabedal.
- Prefira os de tecido. A maioria tem alguns detalhes em couro ou material similar na frente e nas laterais, além de dar um aspecto bonito esses detalhes servem para dar sustentação e evitar que o tecido deforme.
- Escolha sempre os de tecido com furinhos, eles ajudam na ventilação e diminui o calor dos pés.
- O tênis tem que ser bastante flexível. Literalmente: tênis duro não vira !Entretanto abaixo da planta do pé ( entre os dedos e o calcanhar ) a sola tem que ser resistente – esta parte do tênis se chama Médio-pé, e tem que ser resistente para evitar torções.
- Nunca use um tênis de cano baixo. Prefira ele um pouco maior para acomodar bem o seu calcanhar
- O revestimento deve ser almofadado principalmente ao entorno do calcanhar- é onde os pés fazem maior atrito caminhando.
- A palmilha é só vendo mesmo. Tem algumas de má qualidade e vão esfarelar em 1 volta na lagoa (rs) . Se você notar que a palmilha tem uma borracha meio amarela, “corre do tênis” , é fria.
- Importante: o solado tem que ter uma borracha bem aderente. A maioria dos solados são de poliuretano – são mais pesados e não flexionam tanto - outros mais comuns são de EVA (Etileno Vinil Acetato), uma borracha mais leve e flexível e mais indicada para caminhadas. Além dela existe uma borracha de tecnologia chamada Carbon rubber que utiliza uma mistura de borracha sintética com carbono (é leve e resistente), mas se você quiser mesmo ”levitar”, utilize uma sola de tecnologia Blown rubber, que tem ar injetado na borracha para torná-la mais macia e leve, porém com menor durabilidade.
- A parte de trás do Tênis é chamada de calcâneo, é responsável pela estabilidade, impulsão e amortecimento. verifique se o tênis tem algum sistema de amortecimento na sola do calcanhar, isso vai eliminar uma série de problemas, principalmente dores nas musculaturas e ligamentos.
O tênis tem que ser confortável. tem que ser leve, com boa aderência no chão.
Não existem muitas opções interessantes além de Mizuno (para mim o melhor), Nike, Adidas, Asics e Olimpykus,
Outras marcas tem tênis com as características iguais as que eu listei, a diferença é que duram menos, deformam mais rápido e podem soltar cheiro forte por causa da cola quando a palmilha ou a sola se desprendem.
No quesito preço, para quem não está disposto a pagar um salário mínimo por um par, aconselho procurar os modelos antigos das marcas principais. Hoje em dia os fabricantes lançam um modelo atrás do outro, e os que saem de linha ficam bem mais baratos, na média custam um pouco menos do que meio salário mínimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.