

Existe um tipo de reflexão mais eficiente dependendo da idade da pessoa
Existem diversas técnicas e estratégias para que estudantes possam entender melhor o conteúdo dado em sala de aula e rever o que foi ensinado. Apesar de essas dicas serem positivas, um estudo recente aponta que a melhor maneira de aprender mais e melhor é pensar sobre o conteúdo ensinado.
A pesquisa foi realizada por pesquisadores da HEC Paris, Harvard Business School e University of North Carolina.
Nela, eles se propunham a entender como pensar podia melhorar o
processo de aprendizado. O resultado comprova que fazer uma reflexão
sobre os pontos ensinados, ou seja, sintetizar, articular e digerir as novas informações.
No estudo, os pesquisadores separaram dois grupos de pessoas da mesma faixa etária, e ambos tiveram que resolver uma prova difícil de matemática em pouco tempo. Porém, o primeiro grupo teve que escrever em uma folha quais foram as técnicas e lógicas utilizadas por eles para fazer a prova, e como eles fariam o mesmo teste em uma segunda tentativa, e o outro grupo não fez nada. Após eles aplicarem a mesma prova após algumas horas, a primeira equipe teve um resultado 18% melhor do que os outros.
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que uma reflexão sobre o que foi visto na prova permitiu com que os indivíduos criassem novos processos lógicos e, com isso, pudessem digerir melhor as perguntas do teste.
Além disso, os estudos mostraram que existe um tipo de reflexão mais eficiente dependendo da idade da pessoa. Adolescentes podem pensar sozinhos sobre o que foi ensinado ou compartilhar esse conteúdo com um amigo, e alunos mais velhos devem anotar ou fazer um resumo das novas informações.
Por isso, logo após uma aula, cultive o hábito de rever mentalmente o que foi ensinado, converse com alguém sobre isso ou faça anotações. Dessa forma, você estará assimilando e gravando de maneira eficaz essas informações e seus resultados serão melhores. Bons estudos!
No estudo, os pesquisadores separaram dois grupos de pessoas da mesma faixa etária, e ambos tiveram que resolver uma prova difícil de matemática em pouco tempo. Porém, o primeiro grupo teve que escrever em uma folha quais foram as técnicas e lógicas utilizadas por eles para fazer a prova, e como eles fariam o mesmo teste em uma segunda tentativa, e o outro grupo não fez nada. Após eles aplicarem a mesma prova após algumas horas, a primeira equipe teve um resultado 18% melhor do que os outros.
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que uma reflexão sobre o que foi visto na prova permitiu com que os indivíduos criassem novos processos lógicos e, com isso, pudessem digerir melhor as perguntas do teste.
Além disso, os estudos mostraram que existe um tipo de reflexão mais eficiente dependendo da idade da pessoa. Adolescentes podem pensar sozinhos sobre o que foi ensinado ou compartilhar esse conteúdo com um amigo, e alunos mais velhos devem anotar ou fazer um resumo das novas informações.
Por isso, logo após uma aula, cultive o hábito de rever mentalmente o que foi ensinado, converse com alguém sobre isso ou faça anotações. Dessa forma, você estará assimilando e gravando de maneira eficaz essas informações e seus resultados serão melhores. Bons estudos!
Leia também:
» 5 maneiras inusitadas de melhorar a sua memória
» Quer saber como memorizar uma leitura? Veja as dicas
» 5 táticas para memorizar conteúdo e facilitar seus estudos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.